Tratamento sem internação no Grupo Terapêutico São Paulo | Calhas e Coifas São Paulo

Tratamento sem internação no Grupo Terapêutico São Paulo | Calhas e Coifas São Paulo

Tratamento sem internação no Grupo Terapêutico
Clique para ampliar


Tratamento sem internação no Grupo Terapêutico

Não confunda com o tratamento sem internação com o tratamento rápido

Muita gente confunde o tratamento sem internação com o tratamento rápido contra a dependência química, mas eles não são a mesma coisa. Por um lado, podem até ser vistos como algo muito semelhante, mas existem algumas diferenças entre eles. O tratamento rápido, por exemplo, é feito com internação e de maneira intensiva, já o tratamento sem internação pode demorar pouco ou muito tempo, depende do desempenho do dependente.

Um tratamento contra a dependência química sem pressa

O tratamento sem internação também possui peculiaridades quanto ao modo de execução. Trata-se de um processo feito sem pressa, com toda a tranquilidade necessária para proporcionar ao dependente um clima favorável para desenvolver suas potencialidades interiores e levá-lo à ação em prol de si mesmo e da sua saúde, que é extremamente importante para que o trabalho renda os frutos possíveis e necessários.

Trabalhar com calma é o maior benefício que o tratamento sem internação dá ao dependente, porque dessa forma, ele pode agir dentro do seu tempo e de acordo com o que pode efetivamente fazer em cada etapa do tratamento.

As etapas do tratamento sem intermação

Por falar em etapas, o tratamento sem internação também possui etapas bem definidas para a ação que deve desenvolver em prol do dependente. Essas constam de etapas iniciais, transitórias e finais. Ao chegar ao fim, o dependente deve estar ciente de que seu caminho está apenas começando e que todos os dias ele deve ser capaz de renovar seus compromissos e dizer não ao mal dos entorpecentes.

Sem internação, com acompanhamento profissional

Como todo tratamento, este também requer acompanhamento profissional e qualificado para obter os resultados desejados. Com consultas semanais, o dependente deve comparecer ao nosso centro de reabilitação para se consultar com nossos médicos e terapeutas, que identificarão o real progresso do tratamento, quais as dificuldades existentes e que ações serão tomadas.

Uma vida contra o vício das drogas e álcool - O que o dependente aprende quando se submete ao tratamento sem internação?

Ele é doutrinado a viver um dia após o outro, sempre dizendo não ao próprio vício. Mas é preciso fazer isso a cada dia, renovando o compromisso quotidianamente e aprendendo a dizer não. Em resumo, seu principal ensinamento é que o seu mal não tem cura, mas tem controle. E a ideia é que ele saiba como ter e manter o controle sobre si mesmo.

O papel da família no tratamento sem intermação - Qual o papel da família no processo de tratamento sem internação?

Nesse caso, a responsabilidade da família é a mesma que tem as que possuem dependentes em internação. Todos devem colaborar, fazer o dependente se sentir acolhido e protegido, ajudá-lo a desenvolver técnicas de controle do vício, etc.

Mas há algumas peculiaridades no que tange à família, quando o tratamento não é feito através da internação. Todos em casa devem se unir ao dependente e viver o tratamento em parceria com ele. Se for um alcoólatra, por exemplo, convém que as bebidas alcoólicas em casa sejam terminantemente proibidas para não levá-lo às sucessivas quedas. A família deve ter consciência de que é participante do tratamento e não mera expectadora.

Nossa clínica presta relevantes serviços nessa área e trazemos todos os requisitos necessários para que o dependente químico ou alcólatra possa fazer conosco um acompanhamento de curto, médio e longo prazo, alcançando o sucesso em toda a sua busca.

Tratamento sem internação no Grupo Terapêutico