Meu filho é usuário de drogas! O que fazer? São Paulo | Calhas e Coifas São Paulo

Meu filho é usuário de drogas! O que fazer? São Paulo | Calhas e Coifas São Paulo

Meu filho é usuário de drogas! O que fazer?
Clique para ampliar


Meu filho é usuário de drogas! O que fazer?

Confira como lidar com seu filho dependente químico e como ajudá-lo a vencer esse mal.


TENHA CALMA E CONVERSE COM SEU FILHO

 Não deixe que o desespero se apodere de você. Mantenha a calma e converse com o seu filho.
 Procure saber o que está acontecendo, como ele chegou a essa situação e com que frequência ele tem utilizado as drogas.
 Esse tipo de atitude é importante para você não se tornar inimigo do seu filho. Faça-o compreender que sua família estará sempre presente e que ele poderá contar com você sempre que necessário.

EVITE OS ENFRENTAMENTOS

De nada vai adiantar você partir para o enfrentamento porque isso vai causar o afastamento entre você e o seu filho e provocar profundo mal estar entre vocês, de forma que você já não vai mais ter condições de ajudar de maneira adequada, porque ele irá fechar o coração para você, que representará uma ameaça.

MOSTRE-SE FIRME

 Apenas esteja consciente de que evitar os enfrentamentos não é o mesmo que não ter posicionamento.
 Deixe bem claro que a sua posição é contrária à dependência química e que você está disposto a fazer o que for necessário para corrigir essa situação.
 Apenas evite gritos, brigas e maiores desentendimentos. Mostre-se maior e mais forte que as drogas. Não se nivele por baixo.

BUSQUE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Não julgue que você seja autossuficiente e que possa lidar com essa situação sozinho. Esses casos normalmente são muito complicados e difíceis de serem resolvidos. Não tenha vergonha: procure o auxílio de profissionais que possam orientá-lo e ajudá-lo a tratar a situação com serenidade, mas também com efetividade no desenvolvimento de técnicas para solucionar o problema.

SE FOR PRECISO, PROCEDA A INTERNAÇÃO

 Há situações em que o dependente consegue se recuperar da dependência química sem tratamento especializado, mas isso é muito raro. No geral as pessoas não conseguem se libertar das drogas sozinhas e por isso torna-se necessária a intervenção de especialistas, que irão oferecer um tratamento totalmente direcionado a essa finalidade.
 Portanto, não fique esperando para amanhã: o dia é hoje e a hora é agora. Procure ajuda já e não permita que essa situação se agrave ainda mais!

OBTENHA AJUDA COM QUEM ENTENDE DESSE ASSUNTO

 Busque sempre por clínicas sérias e que tenham como embasamento principal a Lei 10.216, pois é a certeza de que farão um tratamento sério e humanizado com seu filho, proporcionando uma reinserção familiar e social para que ele volte ao convívio de quem o ama.

Meu filho é usuário de drogas! O que fazer?